principais tipos de renda fixa
A categoria de ativos de renda fixa, possuem diversos tipos de produtos financeiros para compor um portfólio de clientes de perfil conservador, moderado e agressivo.
A retorno dos ativos, vão variar de acordo com o risco e taxas definidas na compra do ativo.
Conheça abaixo os principais tipo de investimento em renda fixa
CDB (Certificado de Depósito Bancário)
O CDB é o tipo de investimento mais conhecido entre os investidores de renda fixa. Ele pode ser pré ou pós fixados, quando são da categoria pós, eles rendem um percentual do CDI ou IPCA.
Nesse tipo de ativo, é como se o investidor emprestasse dinheiro para um banco que vai emitir o CDB, e em troca, o investidor recebe os juros por esse empréstimo.
Esse tipo de ativo, possui garantia do fundo garantidor de crédito (FGV) em até R$ 250 mil reais, por CPF e instituição financeira, caso a instituição não honre com o título por motivo de falência. Ou seja, o investidor receberá o recurso de volta mesmo que o banco quebre.
LCI (Letra de crédito imobiliário) e LCA (Letra de crédito do agronegócio)
Diferente do CDB, onde o investidor empresa recursos para o emissor do título, na LCI e LCA o banco está captando recursos para empréstimos do setor imobiliário e agronegócio, respectivamente.
Em troca desse investimento, o investidor receberá o valor aplicado, somado ao rendimento no período.
LCI e LCA também serão garantidas pelo FGC.
LF (Letra Financeira)
A LF é utilizada para captar recursos, através de instituições financeiras. O investidor recebe o juros por ter investido no título.
O valor mínimo de aplicação no título é de R$ 150.000,00.
Esse ativo tem como objetivo, recursos de longo prazo e o prazo mínimo desse ativo é 2 anos.
Tesouro Direto
O tesouro direto também é um ativo popular entre os investidores, devido a sua segurança, taxas atrativas e baixo valor inicial.
Os recursos são destinados ao governo, para financiar projetos públicos. Os ativos variam de acordo com o tempo que o recurso ficará investido e o perfil do investidor.
O ativo mais conhecido para os clientes que utilizam o tesouro para trocar os seus recursos da poupança, é o Tesouro Selic, um título indexado à taxa Selic e com flexibilidade de resgate à qualquer momento, sem perder o patrimônio principal.